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Streaming


Caros amigos e esportistas!

Como comentamos no nosso último post, hoje vamos falar um pouco sobre o streaming, e como essa nova ferramenta de transmissão esportiva tem se tornado motivo de muita discussão para todos os envolvidos no mundo esportivo.

Hoje, no Brasil, temos alguns serviços de streamingque são entregues para todos que gostam de acompanhar transmissão esportiva. Os principais canais de transmissão esportiva já possuem a mobilidade como ferramenta atrativa para os seus assinantes, principalmente os canais que trabalham na TV Fechada.

Mas o que é streaming, ou OTT (Over-The-Top)?

Podemos conceituá-lo como uma forma de distribuição, pelo meio digital, de um conteúdo que estamos acostumados a assistir pela televisão. Mas, então, a única diferença é o dispositivo em que esse conteúdo é distribuído?

A resposta é não. Os serviços de streaming atuais tem buscado cada vez mais diferenciar-se da transmissão televisiva com conteúdos exclusivos e basear-se não apenas na mobilidade, mas, principalmente, na liberdade do assinante, com características voltadas para a personalização dos assuntos ou canais e a possibilidade do assinante assistir ao que quiser, quando quiser, onde quiser. Assim, o streaming pode ser de uma transmissão ao vivo ou não.

Para melhor explicar sobre o futuro do streaming, o Coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP, Marcelo Zuffo, afirmou o seguinte: "OTT é simplesmente uma TV com um computador dentro".

No âmbito esportivo, Fox Esportes, ESPN e Globosat (SporTV, Premiere e o Combate) entenderam que não dava mais para segurar os investimentos e acabaram compartilhando as transmissões que fazem em seus canais da TV Fechada para os aparelhos móveis (celular e tablet). Com raras exceções, não há qualquer diferença entre o que é transmitido na TV Fechada com as transmissões por streaming.

Assim, as ferramentas acabam sendo apenas um replicador de conteúdo, não havendo nenhuma programação específica para o assinante, que acaba ficando restrito ao serviço que ele já paga na TV Fechada. Alguns canais, como forma de tentar obter melhores resultados financeiros com a ferramenta, começaram a negociar a assinatura independente do serviço, sem precisar assinar o pacote de TV Fechada, entretanto, continua-se com o problema da falta de conteúdo exclusivo, o que não atrai de forma contundente o assinante.

Estreante no mercado nacional, mas com resultados expressivos principalmente na Europa, o DAZN (streaming de esportes) chegou em 2019 ao mercado, com as prerrogativas de exclusividade de conteúdo, principalmente nos torneios continentais sul-americanos, como a CONMEBOL Libertadores 2019 e a CONMEBOL Sul-Americana 2019.

Alguns resultados positivos puderam ser observados nas transmissões desses torneios pelo DAZN, principalmente quando o serviço ainda não estava com seu aplicativo disponível para download, com transmissões pelo YouTube, ou seja, gratuitamente. Nesse período, quando as competições estavam nas fases iniciais, chegou-se a transmissões de jogos que superaram um milhão de visualizações, com alguns recordes para as transmissões ao vivo no aplicativo da Google no Brasil.

Recentemente alguns relatórios foram publicados sobre o assunto, tanto no âmbito global quanto nacional. O relatório denominado "The Global Market For Premium Sports OTT Services" apresentou um crescimento no número de esportes com direitos de transmissão exclusivos para os serviços de streaming, tudo com vistas a gerar engajamento e receita adicionais de seus fãs mais fiéis.


No principal mercado publicitário esportivo, América do Norte, todas as quatro maiores ligas esportivas (NBA, NFL, NHL e MLB) já operam seu próprio serviço de streaming, transmitindo conteúdo ao vivo ou sob demanda, como jogos já realizados ou partidas clássicas.

A Fórmula 1 também já opera, desde 2018, sua própria plataforma de OTT, assim como as principais ligas domésticas de futebol europeu. Nestas, apenas a Série A italiana atualmente transmite partidas ao vivo através de sua ferramenta própria, as outras principais ligas do futebol europeu estão em fase de estudos sobre a criação de uma plataforma própria ou já a possuem, mas com transmissão apenas de jogos clássicos ou melhores momentos das rodadas.

Na nossa realidade, não podemos esquecer que a Copa do Nordeste 2019 foi transmitida via streaming pelo LiveFC.tv.

Estudo recente, publicado em 23/07/2019, “Streaming: quem são seus consumidores?”, realizado pela Toluna aponta que 93% das pessoas com acesso à internet acessam plataformas de streaming e metade delas o fazem diariamente.

Apesar de 68% dos entrevistados assistirem a mais conteúdo OTT hoje do que há um ano atrás, 67% não planejam ter novos serviços em 2019. No mesmo estudo, interessante observar que mais de 80% das pessoas assinam até 4 plataformas de OTT e menos de 10% não paga, apenas acessa as plataformas.

As SmartTVs são o principal dispositivo utilizado para acesso, seguidas pelos celulares. Além disso, 57% das pessoas estão dispostas a investir até R$50,00 nesse tipo de serviço.

Importante observar que os esportes estão apenas na 4ª posição entre os gêneros preferidos, atrás dos filmes, séries e documentários, talvez por conta do excesso de conteúdo disponível nas TV´s Aberta e Fechada.

Com o crescimento de canais que entregam conteúdos exclusivos, como o DAZN e de outros serviços que possuam exclusividade, é possível que esses números possam ser modificados. Outro dado interessante diz respeito à quantidade de pessoas com permissão por "login", onde mais de 90% das respostas apontavam que até 4 pessoas acessavam os serviços por "login".

Quanto às propagandas, apesar de serem muitas vezes inoportunas, já que apenas 37% dos entrevistados viram os anúncios, parecem alcançar objetivos interessantes nas plataformas, pois 86% das pessoas que assistiram as propagandas inseridas nas plataformas responderam que se interessaram pelo produto ou serviço anunciado.

Quando comparados os serviços de streaming com a TV Fechada, importante observar que os entrevistados demonstraram índices de satisfação muito próximos, com uma ligeira vantagem para o streaming. Por fim, mais de 60% dos entrevistados informaram que descontinuaram suas assinaturas após assistirem o que queriam, o que reflete uma procura específica por conteúdo, que pode ser exclusivo, por exemplo.

Tudo isso nos mostra como o mercado brasileiro está propício para o streaming, entretanto, os altos índices de audiência, principalmente da TV Aberta, atrelado à baixa qualidade e o elevado valor da internet de banda larga no Brasil, dão um prognóstico pouco favorável para o crescimento vertiginoso do serviço, mas que permitem ao DAZN, com conteúdos exclusivos, e outros investidores mais arrojados ou vinculados a setores específicos do esporte, a abocanhar uma fatia importante do possível futuro das transmissões esportivas.

E você, o que acha do streaming? Já é assinante de algum serviço? Participe e interaja conosco, contamos com sua contribuição para o desenvolvimento da nossa grande paixão!

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