Pular para o conteúdo principal

O Preço da Paixão


Olá Amantes do Esporte!

Hoje vamos tratar de um assunto palpitante, e que tem muito a ver com o que pensamos sobre o esporte. A indústria do esporte cresceu vertiginosamente nos últimos 30 anos, com números que colocam as principais marcas esportivas entre as mais fortes e valiosas do mundo.

Relatório publicado pela Interbrand, que relaciona as 100 marcas mais valiosas do mundo para o ano de 2018, destaca as duas potências do esporte, Nike (17ª colocação) e Adidas (50ª colocação) no seleto rol, que é liderado pelas empresas de tecnologia da informação.

Apenas a marca da Nike foi avaliada em mais de trinta bilhões de dólares, com um crescimento anual no valor da marca de 11%. Enquanto isso, sua concorrente alemã, Adidas, teve um crescimento anual de sua marca em torno de 17%, com a marca das três listras valendo mais de dez bilhões de dólares.

Ainda que se diga que essas marcas já não estão apenas inseridas no mercado esportivo, não há como negar que a grande visibilidade das duas potências, bem como seus principais investimentos, ainda estão no campo esportivo.

Mas o que esse assunto tem a ver com a nossa paixão pelo esporte?

Somos levados a crer que não existe preço para nossa paixão, que somos capazes de extrapolar um pouco nosso orçamento doméstico para alimentar ou fomentar esse sentimento.

No campo esportivo, muitas vezes compramos materiais, camisas, uniformes ou equipamentos que alimentam nossa paixão pelo esporte por preços quase sempre excessivos, mas ainda assim gastamos, e muito.

E quanto mais em evidência está essa paixão, seja com a realização de uma competição de porte internacional na cidade ou região próxima, com a classificação de seu time para as fases finais de um grande torneio ou apenas com o lançamento de um novo produto que melhore o desempenho, percebe-se que a tendência é a elevação, quase sempre, absurda dos preços.

Será que existe limite financeiro para a paixão? Ou melhor, existe promoção para o que não tem preço?

Podemos usar dois exemplos para responder tais questionamentos. Durante a realização da Copa América 2019 no Brasil, diversos veículos de comunicação noticiavam o preço elevado dos ingressos cobrado pela CONMEBOL.

Com isso, em diversas partidas, principalmente na fase de grupos do torneio, causou surpresa a presença diminuta do público, com algumas partidas trazendo constrangimento às emissoras que transmitiram as partidas, pois as arquibancadas estavam vazias.

Apesar disso, a própria CONMEBOL relatou que os resultados financeiros foram excepcionais e que a expectativa foi além da esperada, antes da realização da competição, com superávit absoluto ao seu final. Importante observar que as partidas tiveram uma melhora expressiva de público nos estádios à partir das fases eliminatórias que, inclusive, tiveram os valores do tíquete médio ainda mais elevados.

Quando vamos analisar o consumo com relação a materiais e equipamentos esportivos, percebemos que a situação não é tão fácil. Os consumidores buscam cada vez mais os melhores preços, principalmente em razão dos altos valores que são cobrados por materiais esportivos.

Vestuário, calçados e acessórios são materiais que despertam muito desejo dos consumidores e, por esse motivo, tais produtos tendem a ter um valor salgado na prateleira e causam espanto à grande maioria dos consumidores, que deixam de consumi-lo.

Movimento iniciado pelo Paysandu do Pará despertou nos clubes brasileiros um cenário que, até então, ainda não havia sido explorado. A agremiação percebeu que os seus torcedores tendiam a consumir produtos mais baratos, considerados "piratas", e entendeu que existe, sim, uma possibilidade de alcançar tais consumidores.

Assim, iniciou tratativas com fornecedoras de material esportivo que não conseguiam colocar no mercado produtos de qualidade, com distribuição regional a preço mais baixo, o que despertou na diretoria do Paysandu a busca por um parceiro para a confecção de material esportivo de marca própria.

A estratégia deu muito certo. Com a obtenção de capilaridade na distribuição dos produtos, que não ficaram mais exclusivos às casas de material esportivo, preços mais em conta e resultados financeiros mais expressivos para o clube, o modelo de negócio foi replicado por alguns clubes do país, como o Esporte Clube Bahia, que lançou, em 2019, a Esquadrão, sua marca própria de material esportivo.

Claro que, nos dois exemplos citados, temos cenários distintos e por óbvio, consumidores distintos, mas é evidente que há espaço para a adequação dos valores da paixão do torcedor, do esportista, do amante do esporte.

A máxima da indústria do esporte de que não existe preço para a paixão começa a ser desmistificada e com possibilidades de alcançar nichos de mercado que possuem, muitas vezes, mais desejo de consumir, justamente por não terem acesso financeiro à paixão.

Muito se discute com relação às novas arenas construídas no Brasil após o ciclo da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, com a eliminação dos setores mais populares dos estádios e a elitização do torcedor. Tais assuntos não são apenas discutidos no Brasil, mas também na Europa, onde se fala muito na abertura de setores mais populares nos estádios, para que o clube ou agremiação se aproxime cada vez mais do torcedor.

Na Alemanha, por exemplo, mesmo com arenas modernas, existem os setores populares, que são chamados pelos jogadores como o coração do estádio. Na Inglaterra esse tema é cada vez mais discutido, principalmente com o crescimento da Premier League internacionalmente, mas com a frieza com que os jogos são disputados, muitas vezes com público presente, mas com o silêncio excessivo nas confortáveis cadeiras.

A bem da verdade, mesmo citando diversos exemplos, não se obterá uma fórmula ideal. O que se deve buscar, isso sim, é o entendimento do seu consumidor, ou seja, qual a melhor forma de despertar no consumidor o desejo de alimentar essa paixão e, consequentemente, obter-se os resultados financeiros almejados.

E você, acha que existe promoção para aquilo que não tem preço? Comente, participe, questione, estamos aqui para te ouvir e saber sua opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eficiência e Patrocínios no PAN-2019

Saudações esportivas! Apesar da falta de publicidade pelos principais canais de mídia esportiva do país, os Jogos Pan-Americanos de Lima no Peru se encerraram no último dia 11 de agosto e contou com mais de seis mil atletas, de 41 países e distribuídos em 38 modalidades esportivas distintas. A ressalva que colocamos no início refere-se, talvez, ao foco que os principais canais de mídia esportiva deram à Copa América 2019, realizada em solo brasileiro, o que ofuscou a expectativa com o início dos Jogos Pan-Americanos, que se iniciaram em Lima pouco menos de 20 dias após o encerramento da competição futebolística. Mas a grande questão que permeou a realização dos jogos Pan-Americanos, e que vamos discutir um pouco, não reside na falta de publicidade dada pela mídia nacional aos Jogos, mas no desempenho da delegação brasileira, que bateu recorde de medalhas e surpreendeu positivamente pelo segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos da América

Sejam bem-vindos

Olá amantes do Esporte! Esse é o nosso espaço para trocarmos informações sobre o que acontece no mundo do esporte, seja com relação aos eventos esportivos que estão sendo organizados no nosso Estado, seja com opiniões, informações, notícias e atualidades esportivas. O mercado esportivo da Bahia, e, por que não,do Nordeste, tem ganhado projeção nos últimos anos, mas percebemos que os investimentos ainda são poucos, ou seja, temos participantes, temos eventos, temos belíssimas praças esportivas, temos público, mas não temos o combustível para rodar tudo isso. Então nos surge a grande pergunta: como mudar esse cenário? É com essa reflexão que vamos movimentar nosso blog ao longo da semana, inclusive com a possibilidade de participação de atletas que vivenciam esse dilema. Ao mesmo tempo, vamos trazer algumas opiniões sobre o mercado esportivo, transmitindo para vocês nossas impressões sobre essa grande paixão que é o esporte. Então você, que pratica, gosta ou se diver